Saber como gerir as nossas emoções, nos proporciona viver uma vida com mais consciência e entendimento, e com isso, uma vida mais leve e plena. Qual é a emoção que você tem maior dificuldade de lidar? CONTA PARA MIM NOS COMENTÁRIOS
Pois é fato que, a gestão emocional é atualmente, uma das habilidades mais importantes do desenvolvimento humano, seja na área pessoal ou profissional. A capacidade de compreender e avaliar as próprias emoções, norteando assim quais serão as nossas ações.
Segundo nossos estudos, poderíamos dizer que, uma emoção é uma resposta comportamental e cognitiva automática a um estímulo, de forma inconsciente. Ela tem reflexos no corpo, como aceleração nos batimentos cardíacos ou tensionamento muscular, e até mesmo, em nossa alma.
É IMPORTANTE SABER: A gestão de emoções não envolve um controle ou eliminação do que está passando no seu coração ou no seu corpo, mas a compreensão destas experiências na sua plenitude. É impossível não ter medo, raiva ou tristeza, o que está ao nosso alcance é como lidar com o que sentimos em determinadas situações.
A chave é identificar o que você está sentindo, para agir, e mesmo que o estímulo negativo não seja eliminado, o caminho mais sábio é entender, acolher e transformar essa emoção.
Sendo assim, as pessoas devem aprender a parar de evitar, negar e lutar contra o que estão sentindo, mas entender que abalos emocionais fazem parte da vida (cumprindo o seu propósito) e não podem as impedir de agir ou tomar decisões. De outra forma, tentar suprimir as emoções é ineficaz e contraproducente, pois leva a um sofrimento maior que pode desencadear uma série de problemas de saúde mental.
A gestão de emoções tem sido usada principalmente no ambiente de trabalho, mas torna-se fundamental para qualquer outra área da sua vida. Pois você é um ser único e se não estiver feliz e realizado em casa, não estará na rua, no trabalho e em qualquer outro lugar que vá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário