Full width home advertisement

IDEIAS

FOTOS

Post Page Advertisement [Top]

Permita-se ser você mesmo!

Permita-se ser você mesmo!


Assim como a maioria das pessoas que me procuram para atendimento individual, seja para realizar o processo transformatório de coaching, ou até mesmo, alunos que buscam pelo Treinamento Sucesso Profissional e Propósito. Você já deve ter se perguntado, por que é tão difícil ser você mesmo?

E talvez a resposta não seja tão simples, quanto esperamos. Na realidade, está impregnado em nosso subconsciente, a busca por outros seres humanos iguais ou semelhantes a nós, pessoas com as mesmas opiniões, sentimentos, valores e crenças, por isso a diferença nos outros nos incomoda tanto, eles traem nossos princípios, logo julgamos que devem estar errados e lhes falta experiência ou conhecimento para evoluir até o nosso estado de grandeza.

São poucas as pessoas que possuem a coragem de realmente ser elas mesmas, e a pressão contrária é muito grande. Assim, a maioria tenta simplesmente se "adequar" ao comportamento social vigente e assim aos poucos se transforma naquilo que não é, afundando-se em falsas palavras, atitudes e sentimentos, causando um grande sentimento de vazio e insatisfação interna.

Para explicar um pouquinho mais sobre o assunto, tomarei a liberdade de trazer um poema de Fernando Pessoa, chamado: Navegue! Para que possamos vislumbrar um pouco mais sobre o tema central deste post:
Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá.

Admire a Lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a Terra.
Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos.
Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu.

Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde.
Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu.

As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces.
O sorriso! Esse você deve segurar, não deixe-o ir embora, agarre-o!

Quem você ama? Guarde dentro de um porta-joias, tranque, perca a chave!
Quem você ama é a maior joia que você possui, a mais valiosa.
Não importa se a estação do ano muda, se o século vira e se o milênio é outro, se a idade aumenta; conserve a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela.

Abra todas as janelas que encontrar e as portas também.
Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho.
Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho.

Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas.
Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for.
Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso.
Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam.

Olhe para o lado, alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.
Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os.
Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.
Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se achá-lo, segure-o!
A cada dia que passa, cada fase, cada emprego que arrumamos, cada relacionamento... Aparentemente, nos distanciamos um pouco mais de nós mesmos, e como numa neblina, um vazio frio e úmido, que passa a nos envolver e nos cegar.

Nossos dias começam a se tornar cada vez mais tristes, nossas amizades ficam vazias, pois nos enterramos em conceitos que não são nossos para parecer agradáveis aos outros, esquecendo de nossa verdadeira Essência.

Numa das turmas do meu primeiro treinamento, encontrei com uma representante que estava repetindo o curso pela terceira vez, parecia que não entendia nada das aulas, não consegui absorver nenhum conceito sobre os assuntos que eu abordava, ela estava simplesmente ali.

Na oportunidade que tive na época, busquei começar um assunto com ela, para descobrir o que acontecia e ela me contou sua história de vida, sobre sua família, sua atividade profissional. Eu ouvi e lhe perguntei o que havia lhe acontecido para ela decidir fazer o mesmo treinamento tantas vezes, e assim que surgiu a resposta, eu entendi o motivo pelo qual, muitos de nós, não consegue passar para a próxima fase da vida: “Eu me perdi de mim mesmo”.

Você já parou para observar a quantidade milenar de pessoas que estão hoje, perdidas de si mesmas? Pessoas que estão vivendo valores, crenças, sentimentos e metas coletivas que não são naturalmente suas, tentando alcançar um modelo de ser humano que a maioria das pessoas prega, mas não pratica, não vive.

Quantos profissionais magoam-se a si mesmos pelo temor gerado diariamente pela sociedade de que alguém possa ser melhor do que você, o medo de perder o emprego ou não alcançar os resultados almejados, que percam o respeito por você, medo do fracasso ou mesmo para não magoar os outros, muitas vezes, seus próprios pais.

Segundo Ralph Waldo Emerson (autor e estudioso do transcendentalismo que, para Emerson, trata-se de um esforço de introspecção metódica para se chegar além do "eu" superficial ao "eu" profundo, o espírito universal comum a toda a espécie humana). Ele salientava sobre a importância de você insistir em si mesmo, e nunca imitar as outras pessoas.

Reforçando na importância de você desenvolver os seus próprios talentos, que só assim, você poderá apresentar o resultado extraordinário e ligado ao seu "ser profundo", mas se adotasse o talento de outra pessoa, você terá apenas uma extemporânea posse parcial, de algo que nunca será verdadeiramente seu.

Sobre todos esses estudos e refletindo também sobre o poema anterior, podemos entender que, ninguém é perfeito ou imperfeito, somos apenas diferentes. Você possui milhares de qualidades e como todos os demais seres humanos, precisamos aprender a desenvolvê-las e conviver com as qualidades das outras pessoas. E essa beleza se completa na diferenciação humana.

Ser você mesmo pode ser uma tarefa mais fácil do que você pensa!


Mesmo estando num processo de reconstrução constante, não somos aceitos pelo que somos. Somos aceitos pelo que os outros querem que sejamos. E então, mudamos. Vivemos mudando. Mudamos nosso jeito de falar, de se vestir, de ver o mundo, nossos gostos musicais, nosso modo de se divertir e de repente você acorda numa manhã qualquer e não se reconhece mais. È neste momento que você descobre que se perdeu de si mesmo.

Tenho consciência de que mudar é a nossa única certeza na vida, é inevitável desde que isso seja feita para o seu próprio desenvolvimento pessoal, não para agradar os outros ou construir personagens politicamente corretos.

É um treinamento diário, pois a todos os momentos sofremos influências profundas para, de alguma forma, reconstruir nossa personalidade seja da família, da escola, da Igreja, da empresa, do clube, dos amigos e dos inimigos.

Assuma então, o seu “EU VERDADEIRO”, pare de representar papeis socialmente corretos, crie o seu próprio espaço, solte as rédeas do seu verdadeiro talento. Acredite em si mesmo, aceite suas qualidades e siga em frente. O que mais poderia dizer hoje, se não: Permita-se!

Isso mesmo! uma expressão tão simples e aparentemente óbvia, mas que pode mudar o rumo da sua vida. Pelo simples fato, de que, se você permitir-se ser quem você realmente é, ninguém neste mundo poderá proibi-lo de mais nada e naturalmente você viverá uma vida com propósito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]